terça-feira, maio 15, 2012

Um novo ano – e altíssimas perspectivas!


Um projeto novo sempre vem dotado de altas expectativas. Encarar um desafio faz parte daqueles que buscam crescer, impiedosamente confrontando os que não creem no que pode ser melhor. Nós, da Alma – Ópera Rock!, no entanto, mostraremos que há muito mais a falar do que se pode imaginar.
O ano de 2011 foi profícuo. O projeto Ópera Rock ISL, piloto e dotado de inovações, era instaurado no Instituto Santa Luzia. Selecionamos o musical Moulin Rouge como foco de nossa atenção. Selecionamos cenas, falas, construímos cenários, ensaiamos arduamente durante seis meses e expomos um trabalho que rendeu elogios dos mais variados escalões, com cerca de 95% de aprovação da crítica presente. Isso tudo pode ser conferido por meio do blog http://operarockisl.blogspot.com, no Flickr Alma – Ópera Rock, selecionando a opção 2011 e no YouTube, no canal operarockisl.
No presente ano, resolvemos inovar. Uma peça sem base fílmica, uma releitura de uma das histórias infantis mais presentes no imaginário popular – mas com uma densidade semântica alta, uma representação adulta do conto original. Em Reino das Névoas, a antiga Branca de Neve ganha nova roupagem e se destaca como uma heroína que necessita crescer para atingir seu ideal – salvar um reino destruído pelas garras de sua mãe, Nuura. Partimos para a leitura do texto, original da escritora e ilustradora paulista Camila Fernandes, sua adaptação e, adiante, seus ensaios.
Uma parceria firmada com o Núcleo de Arte e Dança, de Porto Alegre, por meio da bailarina, coreógrafa e professora Teté Furtado, facilita o acesso dos novos pertencentes do grupo teatro-musical à arte em si, por meio de aulas de dança, canto e teatro, para mais bem prepará-los aos desafios que o palco proporcionará a partir de 28/09, data da nossa primeira apresentação pública. Juntamente a isso, uma série de eventos se atrelam para o melhor desenvolvimento da atividade: idas à apresentação teatral, de dança; encontros para vermos musicais, óperas; palestra com especialistas na área do teatro, da psicanálise; eventos preparativos, como o flashmob pelo dia internacional da dança (que pode ser visualizado no link http://wp.clicrbs.com.br/zhzonasul/2012/04/23/flashmob-pelo-dia-da-danca-no-paseo-zona-sul/ e nos vídeos postados no canal operarockisl no YouTube) e a apresentação na Mostra Cultural do Núcleo de Arte e Dança, no auditório do Colégio Champagnat, em julho.
O principal objetivo do trabalho é instrumentalizar, proporcionar e valorizar as principais características para a arte que cada educando tem. Não há como objetivo lucrar financeiramente ou sermos artistas internacionalmente reconhecidos, mas mostrar que a arte pode ser evocada por todos aqueles que anseiam expor com vontade, dedicação, carinho e respeito um sonho iniciado ainda em 2010, mas que hoje se torna cada vez mais real.
Acompanhem nossas atualizações no blog! A Alma – Ópera Rock! deseja a todos um caminho de sucesso e alegria a seus participantes e seus futuros expectadores!
Lucas de Melo Bonez
Coordenador da Alma – Ópera Rock!